Novo sistema no GOV.BR agiliza atendimento de população de baixa renda

O governo federal lançou nesta quinta-feira (15) uma solução digital na Plataforma Conecta GOV.BR para agilizar atendimento da população de baixa renda.

O novo sistema integra diferentes sistemas do Governo Federal com o CadÚnico.

A grande vantagem para os cidadãos é a eliminação da necessidade de comprovação das informações do cadastro no CadÚnico, porque os serviços digitais de qualquer órgão público poderá obter informações automaticamente, simplificando o atendimento ao cidadão.

O novo sistema possibilita, por exemplo, verificar de forma ágil se o CPF de um cidadão consta como cadastrado na base do CadÚnico. Também é possível identificar se a pessoa faz parte de grupo familiar considerado de baixa renda e se o cadastro da família está atualizado na base de dados.

Atualmente, mais de 30 programas sociais federais utilizam o CadÚnico para a concessão de benefícios, como o Programa Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

A API do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal será lançada pelos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na tarde desta quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *