Novo concurso do INSS pode ofertar mais de 8 mil vagas

concurso do INSS está prestes a movimentar a vida de milhares de brasileiros com a previsão de mais de 8 mil vagas para 2026.

De acordo com levantamentos oficiais, o Instituto Nacional do Seguro Social solicitou ao Ministério da Gestão um novo edital com 8.500 oportunidades, abrangendo 7.000 para Técnico (nível médio) e 1.500 para Analista (nível superior).

Se você está interessado em estabilidade e a possibilidade de crescimento público, este concurso é uma das principais portas de entrada. Mas afinal, o que estudar para aumentar suas chances?

O novo concurso do INSS será nacional, oferecendo vagas com remuneração que vai de R$ 5.938,52 a R$ 9.371,31, dependendo do cargo. O pedido já está em análise e há expectativa do edital ser publicado ainda este ano.

Segundo informações do INSS, o órgão enfrenta déficit de pessoal e a carência desses profissionais impacta o atendimento em todo o país. Por isso, a previsão é que a seleção tenha grande número de vagas e alta concorrência.

Analisar o edital anterior é um passo decisivo para qualquer candidato. O último concurso para Técnico do Seguro Social, realizado em 2022, trouxe a seguinte distribuição de questões:

Note que Seguridade Social representa a maior parte da prova e exige atenção total nos estudos.

Ter foco nas disciplinas certas faz toda a diferença. Muitas pessoas se perguntam: por onde começar? Veja como se organizar de acordo com a incidência das matérias:

Seguridade Social tem um peso muito elevado no concurso. É comum cerca de 70% da pontuação vir dessa disciplina.

Portanto, domine temas como benefícios em espécie, qualidade de segurado, carência, manutenção e perda de qualidade, e principalmente a legislação (Leis 8.212/91 e 8.213/91).

Outro ponto é a atualização, a última reforma da Previdência, Emenda 103/2019, mudou regras importantes para o cálculo de aposentadorias. Materiais desatualizados podem prejudicar sua preparação.

O Cebraspe adota questões de Certo ou Errado e costuma anular uma questão correta a cada erro. Assim, o candidato precisa ser preciso em cada resposta. A banca ainda valoriza leitura atenta da lei e cobra raciocínio lógico a partir de enunciados longos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *