Em nota divulgada na imprensa, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) fez esclarecimentos sobre a conclusão da obra da barragem Oiticica. A nota afirma que não é verdade a informação que a conclusão da barragem Oiticica foi adiada para dezembro de 2025. Trata-se de uma tentativa de confundir a opinião pública. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mantém o cronograma de conclusão das obras do reservatório para dezembro deste ano. Restam menos de 2 metros de altura da parede — basicamente o acabamento no topo da estrutura — para finalizar.
O pedido de aditivo de prazo junto ao DNOCS é necessário para que, ao longo de 2025, haja prazo para realizar outras obras do Complexo Hidrossocial Oiticica, e não a conclusão da barragem.
Também é distorcida, uma clara intenção de induzir a opinião pública, a notícia de que a construção da barragem custa, hoje, 187% a mais que o orçamento inicial.
Por justiça, cabe esclarecer que em seu projeto original (ano de 2010), o projeto de construção de Oiticica previa basicamente a barragem, nada além disso. O projeto original foi modificado, com obras iniciadas em 2013, com a inclusão de diversas benfeitorias sociais, como as agrovilas, estradas, rede elétrica, transformando o que antes era apenas uma barragem no sertão do Rio Grande do Norte em um complexo hidrossocial sustentável. É para parte dessas obras que o Governo do Estado solicitou mas prazo, e que não inclui solicitação de mais recursos, além dos já previstos junto ao DNOCS.