A região Nordeste registrou, às 5h48 desta quinta-feira (01/08), 19.083 MW de potência, segundo recorde consecutivo do ano na geração de energia eólica em menos de uma semana. O número equivale a 180,4% de toda demanda da região naquele momento.
“É muito satisfatório acompanhar a evolução da energia eólica e ver isso demonstrado nos números. O Brasil precisa de energia limpa para alcançar a transição energética da forma que esperamos; sustentável, justa e social”, comemora o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O último recorde registrado havia sido no dia 27/07, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou 19.028 MW também no nordeste brasileiro. De acordo com a entidade, o montante seria suficiente para, naquele minuto, abastecer todo o Nordeste e ainda atender à demanda dos estados do Rio de Janeiro e Goiás.
O período entre os meses de julho e setembro é conhecido como temporada dos ventos, o que aumenta a possibilidade de que novos registros inéditos sejam verificados nas semanas seguintes.
Por MME