O Programa de Estágio do Governo do Rio Grande do Norte é responsável pelo acolhimento de diversos estudantes dentro das suas secretarias estaduais e demais órgãos públicos, que compõem a administração direta e indireta do Estado. A Escola de Governo (EGRN), por meio do seu Departamento de Recrutamento e Seleção (Deres), atua na administração desse programa de complementação de ensino, o qual tem por finalidade possibilitar o crescimento profissional desses estudantes, preparando-os para responder aos desafios atuais e futuros das organizações.
Atendendo à legislação específica, desde a sua criação, em 2007, a EGRN segue o que determina a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio), em consonância com Portaria publicada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), em junho de 2009, que regulamenta a aplicação desta Lei no âmbito estadual. Em 16 anos, a instituição já realizou o recrutamento, seleção, contratação e acompanhamento de mais de 15 mil estudantes. Essas ações compõem a gestão do Programa Geral de Estágio, em que fazem parte alunos de nível técnico e superior atualmente.
Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário. A ideia surgiu em 1982, a partir da criação do decreto 87.947 publicado nessa mesma data, o qual tratava da regulamentação dos direitos e deveres desse tipo de contratação, que deviam ser seguidos pelas empresas. Embora o decreto tenha sido revogado em 2019, a data continua sendo utilizada para homenagear os futuros profissionais das mais diversas áreas.
Para o secretário estadual da Administração, Pedro Lopes, através do Programa de Estágios, o Governo do RN tem oportunizado a centenas de estudantes aplicar na prática os conhecimentos teóricos da sala de aula ao mesmo tempo em que é beneficiado pela colaboração desses alunos. “Os estagiários chegam motivados para aprender e dispostos a se desenvolver a partir do contato com os servidores públicos, que já vivenciam o ambiente laboral há mais tempo. Muitos desses estudantes, inclusive, trazem ideias novas e propõem diferentes abordagens para otimizar as demandas do dia a dia corporativo”, destaca.
Atualmente, 1044 discentes compõem o Programa, os quais estão distribuídos em 35 órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Governo do Rio Grande do Norte. São futuros profissionais das áreas de Direito, Administração, Gestão de Políticas Públicas, Informática, Arquitetura, Pedagogia, Engenharia, Comunicação, entre outras. Ao todo, são oportunizadas 148 áreas.
Estudante do último período do Curso de Direito da UFRN, Gabriele Oliveira cumpre estágio na Sead há 1 ano e meio. Lotada na Coordenadoria de Gestão de Pessoas, a aluna conta que a experiência tem sido muito positiva pois sempre teve curiosidade em entender como funcionam os órgãos públicos na prática. “Estagiar na Secretaria da Administração me proporciona uma experiência completa, pois amplia bastante aquilo que já venho adquirindo ao longo do curso. Além disso, tenho grande satisfação em trabalhar com a excelente equipe do setor no qual estou lotada”, pontuou.
O futuro profissional de Educação Física, Guilherme Tavares, estagiário da Secretaria de Educação e vinculado ao Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, destaca os principais ganhos com a oportunidade. “É uma experiência gratificante demais poder desenvolver na prática tudo aquilo que a gente aprende na Universidade, principalmente quando se identifica um retorno positivo das nossas intervenções. E poder realizar tudo isso com liberdade para inovar, faz com que o ambiente de trabalho seja extremamente satisfatório. Além de contribuir bastante para o meu crescimento profissional, o estágio também possibilita trocas interpessoais que são importantíssimas no desenvolvimento da profissão”, destacou o aluno do 6º período.
Segundo Niene Alvares, coordenadora do Deres, o Programa de Estágio representa uma evolução no que diz respeito a oportunizar aos jovens regularmente matriculados nas instituições de ensino o complemento da sua aprendizagem. “Ganham eles, ganha a Administração Pública Estadual, que passa a ter, entre o seu quadro de colaboradores, pessoal com ideias novas e perfil inovador, amplo interesse pelo fazer burocrático e que inspiram a troca de conhecimentos entre os que servem ao cidadão”.
Cadastro aberto para futuros estagiários
Para estagiar no âmbito do Governo do RN, o estudante precisa efetuar um cadastro inicialmente. Para isso, deve acessar o menu “Estágio” no site www.escoladegoverno.rn.gov.br. Em seguida, clicar na opção “Cadastre-se”; depois em “Inscrição para alunos do Nível Superior e Nível Médio Profissionalizante” > “PG – Programa Geral” e, enfim, preencher o formulário apresentado. Terminado o preenchimento do cadastro, basta clicar em “Gravar”. Pronto! Assim que surgirem vagas de estágio nos órgãos estaduais, as listas respectivas das áreas demandadas serão repassadas, a fim de se iniciar os processos seletivos para escolha e contratação dos alunos.