O Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) recebe na segunda-feira, 4 de dezembro, a Orquestra de Câmara da UFRN. Coordenada pelos professores da Escola de Música (EMUFRN) Lourenço de Nardin Budó e Frederico Arantes Nable, a ação de extensão apresenta composições de Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Benjamim Britten, Ástor Piazzolla e Luiz Gonzaga. O evento acontece na Galeria Conviv’Art, às 14h30, com entrada gratuita.
A apresentação da Orquestra acontece enquanto ocorre a exposição Trajeto, Percurso: Trilhas, dos alunos do Atelier do NAC. A mostra oferece ao espectador um novo olhar do mundo a partir dos trajetos, trilhas e interação com os caminhos percorridos pelo tempo. Além de observar as artes visuais em exibição na Galeria, o público também pode apreciar o concerto.
De acordo com o produtor cultural do NAC, Irley Silva, a integração da exposição com um concerto é uma oportunidade para harmonizar duas formas criativas de expressão. “A sinergia entre essas duas linguagens artísticas pode proporcionar uma experiência agradável, amplificando a profundidade da apreciação artística. Nossa expectativa é criar um ambiente que transcenda as fronteiras tradicionais, inspirando uma conexão mais profunda entre os participantes e as artes integradas”, explica.
O projeto
A Orquestra de Câmara da UFRN é um projeto artístico e acadêmico de formação de músicos, repertório e público. Ele atua na formação de jovens solistas, músicos de orquestra e prática de regência por meio de ensaios e performances de obras tradicionais e inéditas do repertório sinfônico camerístico. A ação também é uma oportunidade de os professores executarem obras significativas como solistas ou orientarem alunos durante os ensaios, vivenciando em conjunto o que muitas vezes é difícil vivenciar dentro da sala de aula.