O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), promove o quinto encontro do curso de formação Direitos humanos, ética e educação antirracista. A ação é resultado de uma parceria com a Associação Comunitária e Cultural dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, e acontece nesta terça-feira, 15, a partir das 18h.
O público participará de uma palestra que tem como título: Eu te conheço? Corpo, sexualidade e prevenção para meninos e homens, ministrada pelo enfermeiro Gutemberg Mariz Dantas. Os encontros da formação acontecem sempre na segunda quinzena de cada mês, destinados à comunidade dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, e serão realizados até o mês de novembro.
De acordo com a diretora do MDS, a professora Vanessa Spinosa, o intuito do projeto é contribuir para a valorização da Irmandade do Rosário no município de Caicó e estimular que jovens e adultos desenvolvam uma postura antirracista. A docente ainda pontua que o curso é necessário para que o público se aproprie do potencial cultural, material e imaterial e de manifestações artístico-culturais.
“A ação é uma forma de promover o desenvolvimento da consciência sobre o legado da Irmandade para o patrimônio cultural potiguar. A cada encontro mensal do nosso curso, buscamos ouvir a comunidade para que haja uma formação acerca das pautas elencadas pela Associação dos Negros do Rosário”, ressalta Vanessa Spinosa.
O MDS tem como missão pesquisar, preservar e comunicar as identidades culturais do Seridó potiguar, de modo a fomentar o desenvolvimento científico, educacional, artístico, social e turístico da região, promovendo a formação e reflexão crítica de forma a contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.