O Museu do Seridó (MDS), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), realiza o terceiro encontro do curso Direitos humanos, ética e educação antirracista. A ação é uma parceria com a Associação Comunitária e Cultural dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó e acontece nesta terça-feira, 13, às 19h.
A formação é dividida em módulos e cada um apresenta uma temática a ser debatida. Neste terceiro, os participantes compreenderão os aspectos relacionados à temática da educação antirracista. O encontro será ministrado por Fátima Garcia, professora do Departamento de Educação (Deduc/Ceres).
As atividades realizadas durante o curso buscam promover uma ação educativa entre a Universidade e a comunidade organizada na Associação dos Pretos do Rosário de Caicó. O projeto visa ainda contribuir para a valorização da Irmandade do Rosário no município, além de estimular jovens e adultos a terem uma postura antirracista e se apropriarem do potencial cultural, material e imaterial de suas manifestações artístico-culturais.
Os encontros da formação acontecem sempre na segunda quinzena de cada mês até novembro. Em 16 de maio, houve um encontro que refletiu sobre direitos humanos e teve mediação do professor da UFRN Fernando Ferreira.
A temática abordada no dia seguinte foram os direitos da saúde da mulher, com a participação das graduandas de Direito do Ceres Yasmin Medeiros e Jardely Costa. As alunas fazem parte do projeto de extensão da UFRN Direito da Saúde Aplicado à Mulher, coordenado pelos professores Oswaldo Pereira de Lima Junior e Renata Oliveira.
Os encontros do curso estão disponíveis no Instagram do Museu do Seridó.