O Museu do Seridó participa mais uma vez do evento nacional Primavera de Museus que em sua 16ª edição traz o tema Independência e Museus: outros 200, outras Histórias.
O museu, sempre com seu espírito crítico, trará para o debate pensar em diferentes grupos silenciados na História do Brasil, a partir do Seridó.
A programação contará com uma conferência de abertura, três mesas de debates e duas formações, todas on-line, e um Sarau Cultural, presencial no CERES/UFRN, chamado Primavera nos Sertões.
Como destaque, haverá a conferência de abertura da profª Marcele Pereira para pensar Museus e decolonialidade e um minicurso para docentes da rede básica e professores(as) em formação sobre História e ensino em uma visão não-colonial.
Além disso, a roda de conversa planejada no evento, está focada em atender a coordenadores(as) de pontos de cultura e produtores(as) culturais para incentivar o debate sobre as leis de incentivo aos museus e pontos de memória no Rio Grande do Norte.
Essa ação está articulada a outros pontos de memória do Rio Grande do Norte, em especial os da região do Seridó, que integrarão à sua programação atividades propostas pelo Museu do Seridó.
O foco principal será o de pensar a partir dos sertões potiguares o bicentenário em uma perspectiva decolonial.
As inscrições estão abertas no sigaa.ufrn.br (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf) para o evento e para as formações.
Mais informações estão nas redes sociais do Museu (@mds.ufrn) ou via whatsapp (84 9 9229 – 6575).
Veja a programação.