Mossoró lidera ranking de incidência de raios no Rio Grande do Norte este ano

O município de Mossoró, situado na região Oeste potiguar, tem se destacado este ano por apresentar a maior incidência de raios na região. De acordo com um levantamento realizado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) divulgado recentemente, nos seis primeiros meses de 2023, mais de 7 mil e 300 raios foram registrados no município. Esse número coloca a cidade em posição de liderança no ranking estadual, seguida por Campo Grande, Caraúbas, Apodi e Governador Dix-Sept Rosado.

De acordo com o engenheiro eletricista da COSERN, Elvis David, a região de Mossoró é especialmente propensa a receber uma grande quantidade de raios devido ao clima e à extensão territorial.

Ainda de acordo com o engenheiro, a incidência de raios em Mossoró representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior, com um crescimento de 28% no número de ocorrências. Essa alta incidência de descargas elétricas tem causado impactos no fornecimento de energia, sendo responsável por mais de 1.400 interrupções no serviço.

Apesar de a alta incidência de raios ser um fenômeno natural, alguns casos graves têm sido registrados no município, como o de uma família que estava se divertindo na zona rural e foi atingida por um raio, resultando em duas pessoas hospitalizadas e doze feridas.

O professor da Universidade Federal Rural do Semiárido, Edwin Barreto,  destaca que, embora seja difícil evitar totalmente a ocorrência de raios, é possível adotar algumas medidas preventivas para reduzir os riscos, como a instalação de para-raios, que são uma das principais seguranças para evitar danos às edificações e proteger vidas em caso de raios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *