A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade em que desde 2015 morava em companhia da filha. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.
A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, disse que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita apenas à família.
Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
Lolita era amiga íntima das também atrizes, cantoras e apresentadoras Nair Bello e Hebe Camargo, e ficou particularmente famosa uma entrevista que as três deram de forma conjunta a Jô Soares, de quem as três também eram amigas de longas datas. Dos quatro que participaram daquele momento, Lolita era a única ainda viva.
Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015, e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.
A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.