Para simbolizar a transição da sede da COP de Baku para Belém (PA), o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, recebeu das mãos do ministro do Azerbaijão, Fuad Naghiyev, um pé de romã — árvore tradicional do país anfitrião. A muda será plantada na capital paraense, que sediará a COP30 no ano que vem. Ainda durante a tarde desta sexta-feira (22/11), ambos participaram de um plantio simbólico na sede do Ministério do Turismo do Azerbaijão, marcando a cooperação entre os dois países.
Durante o ato simbólico, Sabino destacou o compromisso firmado para a sede da COP de 2026, que será definida em breve. “Com este gesto, fortalecemos os laços entre o Ministério do Turismo do Azerbaijão e o do Brasil. Levaremos esta árvore simbólica para Belém, onde será plantada para marcar a chegada deste grande evento à capital paraense. Assim como recebemos esse desafio para a COP30, ao final do evento, também entregaremos uma muda à próxima sede, que será escolhida pela ONU, dando continuidade a essa tradição de conexão e compromisso entre as nações”, disse.
Por 12 dias, o turismo brasileiro teve um espaço especial na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024, a COP29, que acontece em Baku, no Azerbaijão. Em um estande de 200 m², localizado na Green Zone (Zona Verde), o MTur, em parceria com o Sebrae, apresentou as belezas e atrativos do Brasil, além de promover debates sobre termas relevantes para o setor. Painéis e workshops abordaram assuntos como sustentabilidade, práticas empresariais e políticas para a descarbonização da economia brasileira, e o empoderamento de comunidades locais por meio do turismo sustentável.
Direto do maior e mais importante evento sobre mudanças climáticas do mundo, o ministro, que já chegou ao evento na condição de presidente eleito para a próxima gestão do Conselho Executivo da ONU Turismo, fez um balanço positivo da participação do Brasil no segmento do turismo.
“É uma honra para nós, para o Brasil, poder ocupar pela primeira vez na história de quase 30 edições da COP um espaço de tamanho destaque, sendo o turismo tema de um dia inteiro de debates dentro da programação oficial aqui em Baku. Isso coroa os grandes resultados que o Brasil tem colhido este ano no turismo doméstico e internacional”, avalia o ministro.
No dia temático ao Turismo, ele foi um dos palestrantes da 1ª reunião ministerial sobre a ação climática ampliada na atividade turística. O encontro foi conduzido pelo ministro do Turismo do Azerbaijão, Fuad Naghiyev, e aberto pelo Secretário Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili.
por Cléo Soares