A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, juntamente com a ministra da Saúde Nísia Trindade, participaram na manhã deste sábado (21), do 31º Ciclo dos profissionais do programa Mais Médicos e do lançamento do Programa +APS Potiguar (Atenção Primeira à Saúde). O evento contou com a presença de representantes da saúde de diversos municípios do Rio Grande do Norte, além de autoridades dos governos estadual e federal.
De acordo com o governo do RN, o programa tem como objetivo fortalece a atenção primária do RN e, assim, garantir cobertura de forma igualitária, todas as regionais de saúde do estado, enfatizando as comunidades de assentados, quilombolas, indígenas, marisqueiros, pescadores, ciganos e outros.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, desempenhou um papel central na cerimônia de lançamento. Além disso, a ocasião também marcou a integração de profissionais que aderiram ao “Programa Mais Médicos”, destinados a atuar em municípios do interior do estado, onde a escassez de profissionais de saúde tem sido um desafio. É o caso de Emanuela Renata, uma das médicas cadastradas no programa, que está atuando na assistência básica no município de Parelhas, contribuindo para melhorar o atendimento de saúde nessa região.
A visita da ministra da Saúde ao Rio Grande do Norte, que começou na última sexta-feira (19), incluiu a inauguração da Policlínica do Seridó na cidade de Caicó, o lançamento do Caderno de Consórcios Interfederativos de Saúde e a assinatura de um acordo de cooperação técnica para obras de implantação do aterro sanitário de Caicó.
Durante o evento deste sábado, a ministra destacou ainda o objetivo da visita, que é reforçar as campanhas de vacinação em todo o RN.