O Ministério das Comunicações, por meio do Conselho Gestor do Fust, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, participa de projeto que estuda a viabilidade de uso da banda larga fixa 5G em escolas públicas.
No 5G fixo, um roteador se conecta à internet pela rede 5G e distribui o sinal localmente por Wi-Fi. Essa tecnologia possui qualidade comparável à fibra óptica, porém com menores custos de instalação e investimento. Um projeto-piloto com o ministério, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai avaliar a viabilidade de usar essa tecnologia em escolas.
O ministério também participou, junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, do lançamento de outra parceria; neste caso com o Parque Tecnológico Itaipu. A Itaipu Binacional trouxe o primeiro cão-robô a operar no Brasil. Seu uso, além de ser útil para a inspeção industrial, vai reduzir custos e evitar risco à vida humana em operações perigosas. O cão-robô, chamado spot, foi produzido pela empresa Boston Dynamics e opera com conectividade 5G.