Metrópole Parque cria parceria com setor produtivo do RN

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) está criando uma modalidade de parceria com o setor produtivo do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma chamada pública para que empresas se candidatem a uma colaboração, em que seus desafios e problemas possam ser discutidos em sala de aula — na área de Inovação e Empreendedorismo — e recebam soluções inovadoras formuladas por estudantes, sob orientação de seus respectivos docentes.

As inscrições acontecem, até o dia 7 de agosto, pelo e-mail: metropoleparque@imd.ufrn.br, no qual devem ser anexados, em formato PDF, todos os documentos requeridos no edital. Poderão ser selecionados até três desafios reais por turma participante do projeto e integrada à área de Inovação e Empreendedorismo, formação disponibilizada pelo Programa de Estudos Secundários (PES) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Oportunidade

“Essa parceria será uma oportunidade única para aplicarmos todo o conhecimento adquirido em sala de aula e contribuir diretamente com o setor produtivo do estado. Teremos um ambiente de aprendizado prático e colaborativo, no qual será possível interagir diretamente com profissionais experientes na busca por criar soluções inovadoras”, afirma a diretora adjunta do Metrópole Parque, professora Iris Pimenta.

Ela, ainda, ressaltou a importância da participação dos estudantes. “Convido os nossos alunos a se envolverem nessa iniciativa. Vamos trabalhar para desenvolver nosso potencial criativo e transformar os desafios das empresas em oportunidades de inovação”, disse a docente.

Laboratório

O público-alvo da chamada é constituído por empresas que tenham sede em Natal ou na Região Metropolitana. O projeto, por um lado, irá beneficiar os alunos por se constituir numa espécie de laboratório para que possam desenvolver estudos em busca de soluções inovadoras. E, por outro lado, também atenderá às empresas ao criar e apresentar tais soluções, além de ensejar o início de relacionamentos com o Metrópole Parque e de eventuais parcerias futuras.

A seleção das empresas será composta por duas fases: a análise documental (etapa 1), que consiste na verificação dos projetos de acordo com os critérios de elegibilidade estabelecidos no edital; e a avaliação das propostas (etapa 2), na qual representantes das empresas vão expor os desafios ou problemas em sala de aula. Nessa ocasião, os alunos vão atribuir notas em cada um dos casos, tendo como base os critérios descritos no edital.

A data prevista para a divulgação do resultado da primeira fase é o dia 11 de agosto. Já a divulgação das propostas selecionadas pelos discentes deve ocorrer até 1º de setembro. Em ambos os casos, as informações serão disponibilizadas no site do IMD em sua seção de Editais.

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