Mês de maio será encerrado com Coroação de Nossa Senhora na Igreja do Rosário em Caicó

O mês de maio será encerrado nesta terça-feira (31) com missa e a coroação de Nossa Senhora na Igreja do Rosário, a partir das 19h. A Coroação da Virgem Maria é o quinto mistério glorioso do Santo Rosário. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias, então surgiram as coroações. Coroar a Virgem Maria é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura.

Cada elemento nas celebrações da coroação tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade, a coroa, sua realeza e as flores remetem à floração da Vida Nova, pois, em Maria Santíssima, Jesus, o Filho de Deus se fez humano para nos resgatar em seu amor. A coroação é uma homenagem e uma retribuição ao Sim de Maria, que tornou possível recebermos o amor de Deus, feito homem, enviado para que pudéssemos alcançar a Salvação de Deus.

Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica a Maria, Mãe de Jesus. Essa tradição é antiga em nossa Igreja. A partir da Idade Média, essas comemorações dão lugar a homenagens a Maria que se solidificou no século 16, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A maioria das grandes igrejas católicas tinham (e ainda têm) um altar lateral ou “Capela da Senhora” dedicado a Virgem Maria.

Há três motivos e quatro atitudes necessárias para que isso aconteça! Primeiro há que se fazer um tríplice reconhecimento:

1- Reconhecer nosso desamparo, pequenez e necessidade. É uma atitude fundamental, pois sabemos que não temos o controle das coisas e as decisões e soluções nem sempre estão em nossas mãos. Entregar a coroa é o início de uma atitude filial e de dependência confiante em Deus e na sua Mãe.

 2- Reconhecer a condução de Deus e a vitória da sua Mãe. Nossa fé nos faz acreditar em um Deus que intervém na história para o nosso bem, e cremos na colaboração da Mãe junto a Jesus, para nos conduzir para o bem.

3- Reconhecer a consciência de sermos instrumentos. O fato de entregar a Deus e à sua Mãe o leme dos acontecimentos, não significa passividade ou comodismo, mas disponibilidade na missão que Deus tem para nós. Por fim, coroar a Virgem Maria como nossa “Rainha” implica assumir quatro atitudes:

1- Expressão de súplica. Coroar Maria é uma renovação e um aprofundamento de nossa Aliança de Amor com Deus. Assim, podemos apelar ao nosso direito de filhos e suplicar a Maria que interceda por nós.

2- Expressão de disponibilidade. Tornar Maria nossa rainha significa dar-lhe carta branca para cuidar de nós, para atuar em nossa vida, nos educar, modelar e conduzir no caminho da salvação. É deixá-la reinar em nossa vida!

3- Expressão da minha própria pequenez. É dar poder a Maria em contraponto aos meus limites e impotência diante de tantas situações. Abrir o coração à ação de Deus, para que Ele derrame sua misericórdia e sua justiça sobre nós.

4- Expressão de gratidão. Fazer de Maria a rainha de nossa vida, é demonstrar nossa gratidão por suas obras concretas em nossas vidas, por seu cuidado conosco, a cada dia. Quem ama agradece, quem tem um coração filial, descobre até os menores sinais de amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *