Menino Pássaro visita municípios do Projeto Trapiá Semente, pelo Seridó

Neste mês de maio, cinco novos municípios do Seridó recebem o espetáculo “Menino Pássaro” da Trapiá Cia Teatral, na fase Semear, do Projeto Trapiá Semente. Este projeto é formado pelas fases Semear, Regar, Florescer e Cultivar, resultando na formação de grupos de teatro pelo Seridó.

O espetáculo Menino Pássaro fala da liberdade, como fortalecimento das relações, através da amizade entre um menino cadeirante e o pássaro. De 03 a 22 de maio o espetáculo visita Santana do Seridó (03/05), São José do Seridó (10/05) São Fernando (17/05), Ouro Branco (24/05)e Ipueira (22/05). Nesta quarta-feira, o Menino Pássaro esteve em Santana do Seridó, em duas apresentações, às 9h e 16h, no Centro Cultural Felino Ivo Bezerra.

Na fase Regar, os municípios recebem oficinas que abordam iniciação teatral, maquiagem, cenografia, confecção de bonecos, instrumentos musicais, iluminação, figurino, direção de arte e outros elementos para roteiro e montagem do espetáculo. Na etapa Florescer, os municípios apresentam seu grupo com a culminância de um novo espetáculo, idealizado e produzido pelo município.

O Projeto Trapiá Semente iniciou em 2022, em seis municípios, que durante seis meses tiveram capacitação: Acari, Currais Novos, Cruzeta, Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas. Em todas estas cidades houve culminância ano passado, com espetáculo produzido pelos adolescentes, e posterior apresentação do Aldeia SESC 2022. Neste ano de 2023, estes municípios vivenciam a fase Cultivar, com oficinas de som da cena, movimento e improvisação, produzindo um novo espetáculo.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grantde do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *