Caicó ganhará um novo espaço cultural esse ano. Será a instalação do Memorial Padre Tércio, na antiga residência do sacerdote, na praça Dom Delgado, próximo ao Colégio Diocesano Seridoense. A iniciativa é de Goretti Silva, Padre José Mário e da Associação dos Ex-Alunos do CDS.
O projeto do Memorial foi aprovado na Lei Câmara Cascudo e está em fase de captação de patrocinadores. “As empresas patrocinadoras contarão com renuncia fiscal. Isso significa que 95% do valor patrocinado é deduzido do ICMS que a empresa paga ao Estado”, explica o produtor cultural Diego Vale.
O espaço contará com exposições, sala para oficinas e outras atividades culturais e com a biblioteca particular de Padre Tércio, que conta com mais de 7 mil volumes e passam a ser catalogados. “A expectativa é que o Memorial seja inaugurado na Festa de Sant’Ana, numa programação especial da Festa dos Ex-alunos”, confirma Joanderson Natanael, presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS.
O projeto do Memorial parte do trabalho já realizado de organização do Arquivo Padre Tércio, que colecionou o acervo construído pelo sacerdote em sua atuação na igreja do Seridó, na educação e na comunicação. Um site também será desenvolvido para disponibilizar digitalmente parte do acervo.