MEJC realiza 1º Prêmio de Inovação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher

O desenvolvimento do conhecimento científico na área da saúde foi celebrado na manhã do dia 20 de dezembro, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN), durante a entrega do 1º Prêmio de Inovação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher.

A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPgCASM), na modalidade de mestrado acadêmico, sediado na MEJC. A premiação contou com a presença de professores e alunos.

A Coordenadora do PPgCASM, Janaína Crispim destacou que este evento teve como objetivo valorizar a produção dos estudantes, estimulando os pilares do ensino, da pesquisa e da assistência. “Esse Prêmio vem para motivar, trazer inovação aos nossos alunos e reconhecimento. Foram cinco trabalhos potenciais, que mostraram a qualidade do que desenvolvemos aqui em diferentes unidades da MEJC”, concluiu.

Os mestrandos enviaram resumos indicando o andamento de suas pesquisas de dissertação, e uma comissão, composta por três membros externos à instituição, avaliou e estabeleceu notas para critérios como relevância temática, inovação e metodologia. O prêmio foi conquistado pelo biomédico Arlen Cabral Barreto, com o seu trabalho Molécula e checkpoints HLA-G e citocinas do perfil Th1, Th2 e Th17 em mulheres com infertilidade, orientado por Janaína Crispim e em desenvolvimento no Centro de Reprodução Assistida (CRA/MEJC). Junto com o certificado de reconhecimento, ele recebeu a premiação de R$ 300,00. “Meu projeto investiga distúrbios imunológicos em mulheres com infertilidade. Este prêmio significa muito para mim porque é uma valorização do que eu estou desenvolvendo em minha pesquisa”. Seu estudo será concluído em 2024.

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher

O PPgCASM é associado à UFRN e sediado na MEJC, desenvolvendo, desde 2020, pesquisas relacionadas à saúde da mulher e ao materno-fetal. O mestrado é multidisciplinar, admitindo alunos formados em medicina, biomedicina, biologia, fisioterapia, farmácia, nutrição, educação física, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, odontologia e serviço social. O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Bioensaios e investigação de fisiopatogenia de doença e Estratégias de investigação translacional em promoção e reabilitação em saúde. Saiba mais sobre o PPgCASM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *