MEC promove reunião técnica sobre educação infantil

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu, nos dias 17 e 18 de abril, reunião técnica sobre o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O encontro reuniu representantes do MEC e das universidades parceiras para a execução das formações do LEEI. 

A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde de quarta-feira,17 de abril, e contou com a presença da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; do diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival José Martins Filho; da coordenadora-geral de Educação Infantil, Rita Coelho; do coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César Fonseca Neto; e do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa. 

Em sua fala, a secretária Kátia Schweickardt destacou a importância de promover uma educação antirracista desde a primeira infância. Segundo ela, não é possível “promover uma educação antirracista a não ser ajudando as professoras, aos gestores escolares, à merendeira, ao porteiro, a todos os sujeitos educadores, às famílias e vizinhos, de que existem as subjetividades que também precisam ser trabalhadas”. 

“A criança pequena, ou muito pequena, que não é acolhida está tendo seu direito ao desenvolvimento pleno usurpado. Isso vai estar comprometido seja qual for o ambiente escolar que possamos proporcionar”, apontou. 

Para Rita Coelho, o MEC está implementando uma “política comprometida com a educação infantil e o seu papel no processo de alfabetização. O LEEI é um conjunto de princípios que nós adotamos nesta política. Princípios que respeitam a especificidade da educação infantil e respeitam as crianças e é fundamentado numa concepção teórica”. 

“Nós estamos celebrando hoje a vitória de uma pauta no Governo Federal! Essa pauta é a educação infantil e o Compromisso na construção da criança como sujeito de linguagem”, argumentou. 

Para Lourival José Martins Filho, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada o MEC vem realizando o diálogo permanente com redes e sistemas de ensino num trabalho colaborativo com as instituições formadoras. “É preciso reconhecer o potencial criativo de professores e professoras da Educação Infantil”, destacou o professor. 

Como parte da integração com as redes e sistemas de ensino, os articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa) do Maranhão, Akacyara Barbosa Oliveira e João Paulo Mendes, destacaram a importância do regime de colaboração e desejaram um evento exitoso e com foco na aprendizagem das crianças. 

A secretária municipal de Educação de Candeal na Bahia, Crisangela Gardenia Cordeiro de Oliveira, destacou que “o município de Candeal está muito feliz com a participação de 25 professores da Educação Infantil no LEEI”.  

Alessio Costa, presidente da Undime, destacou a importância do programa e a importância do diálogo com todos os municípios brasileiros que aderiram à proposta. “Uma formação qualificada é feita de maneira integrada com quem está dia a dia dos contextos escolares mais diversos do Brasil”, enfatizou.  

Universidades parceiras – Participaram do encontro representantes do MEC e das universidades parceiras para a execução das formações do LEEI. Cada região tem uma universidade escolhida como ponto focal, de modo a coordenar outras 27 universidades públicas parceiras de cada território.   

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a representante da Região Norte; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Região Nordeste; a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Região Centro-Oeste; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Região Sudeste; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), da Região Sul. Ao todo, a parceria alcança 32 universidades em todo o País.  

Por: Ministério da Educação (MEC)

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