MDA lança nova fase do Projeto Dom Hélder Câmara para fortalecer o Semiárido

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, o seminário “Superação da pobreza rural no Semiárido brasileiro: a trajetória do Projeto Dom Hélder Câmara”. O evento, que ocorrerá em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet, é uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e marca o lançamento da terceira fase do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), uma das mais importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e à superação da pobreza no Semiárido.

A nova fase do PDHC terá duração de seis anos, com um orçamento direto de R$ 221,4 milhões e cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A iniciativa pretende beneficiar 90 mil famílias de agricultoras e agricultores familiares em 30 territórios rurais do Semiárido do Nordeste e de Minas Gerais. Entre as ações previstas estão:

  • Atendimento a 31 mil famílias com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Fomento Rural, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS);
  • Priorização de agricultores familiares em situação de pobreza (60%), mulheres (50%), jovens (30%), povos e comunidades tradicionais e indígenas (7%) e assentadas e assentados da reforma agrária e do crédito fundiário.
  • Implantação de 950 sistemas de reutilização de água;
  • Implementação de 2.500 tecnologias sociais voltadas à produção de alimentos;
  • Realização de 135 mutirões de documentação básica para trabalhadoras rurais;
  • Apoio a 70 organizações coletivas de agricultores familiares.

Superação da pobreza

O ministro do MDA, Paulo Teixeira, fará o lançamento da terceira etapa do Projeto no primeiro dia do evento (3/12). Ao lado dele estarão o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT/MDA), Moisés Savian, a secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, a diretora de Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água do MDS, Camile Sahb, o diretor-País do Fida, Arnoud Hameleers, o secretário do Consórcio do Nordeste, Alexandre Lima, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, a vice-reitora da UFRPE, Maria do Socorro Oliveira, a diretora da Embrapa, Ana Margarida de Castro Euler, o presidente da Conab, Edegar Pretto, o presidente do Incra, César Aldrighi, a presidenta do Consea Elisabetta Recine, além de representantes da sociedade civil.

O seminário abordará temas estruturantes para a convivência com o Semiárido, destacando as lições aprendidas e as perspectivas futuras do PDHC. Será um espaço de diálogo entre representantes do governo, movimentos sociais, academia, instituições parceiras e beneficiários do projeto, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a superação da pobreza rural.

Durante o encontro, também será lançado o livro “Superação da pobreza rural no semiárido brasileiro: a trajetória do Projeto Dom Hélder Câmara”, organizado pela UFV e pelo MDA. O livro resgata a trajetória do projeto ao longo de mais de 20 anos de existência. Também será lançada uma cartilha com os principais resultados da segunda fase do projeto, promovendo a transparência e prestando contas à sociedade sobre os impactos alcançados.

Trajetória de sucesso e impacto

Iniciado em 2001, o Projeto Dom Hélder Câmara já beneficiou mais de 101 mil famílias em suas duas primeiras fases, com resultados significativos como a redução de 87% na pobreza extrema das famílias atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Reconhecido como uma referência internacional, o PDHC foi eleito, em janeiro deste ano, uma das cinco ações mais bem-sucedidas do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (Fida) em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *