Até agora, 70% dos médicos selecionados pelo programa Mais Médicos já se apresentaram nos municípios para o qual foram indicados.
O número representa mais de 4 mil profissionais que vão atuar na Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do SUS, em todas as regiões do Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte dos profissionais está concentrada no Norte do país.
No primeiro edital desde a retomada do programa pelo Governo Federal, foram disponibilizadas quase 6 mil vagas para garantir o acesso à saúde principalmente nos locais considerados vazios assistenciais.
Para o preenchimento das vagas remanescentes, o Ministério da Saúde divulgou os selecionados para a 2ª chamada do edital.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o edital bateu recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais interessados em atuar no programa, sendo 57% deles médicos brasileiros com registro no Brasil.
Todas as vagas ocupadas na 1ª chamada do programa foram preenchidas por profissionais do Perfil 1 e 2.
O perfil 1 engloba médicos formados no Brasil, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina. Já o perfil 2 é composto por profissionais brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior.
No primeiro edital do programa, retomado pelo governo federal, quase 2 mil municípios foram contemplados.
Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e que historicamente enfrentam dificuldade de provimento de profissionais. A retomada trouxe ainda 1.000 vagas inéditas para a região da Amazônia Legal.