Mais de 21 milhões e 500 mil brasileiros estão prontos para receber a segunda dose da vacina Covid-19, mas ainda não retornaram ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal.
Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, entre os estados que apresentam o maior número de pessoas nesta situação estão São Paulo, com 4,5 milhões; Minas Gerais, com 2,6 milhões; Paraná, com 1,5 milhão; e Rio de Janeiro, com 1,5 milhão.
Sudeste e Nordeste são as regiões que concentram o maior número de pessoas aptas para a segunda dose da vacina.
De acordo com as orientações da Pasta, para estar completamente vacinado contra a doença é necessário tomar as duas doses do imunizante da Pfizer, da Astrazeneca e da Coronavac, com exceção de quem tomou o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal composto por apenas uma dose. Para todas essas vacinas, há ainda a recomendação de uma dose de reforço.
Atualmente, das mais de 407 milhões de doses distribuídas para todas as unidades federativas, 165 milhões de brasileiros tomaram a primeira dose, 151 milhões e 800 mil tomaram as duas doses ou a dose única e mais de 40 milhões a dose de reforço.