Mais de um milhão de pessoas devem viajar nesta Semana Santa para participar de celebrações religiosas, por todo o Brasil, segundo estimativa do Ministério do Turismo.
O paraense Eugênio Soares tem uma empresa de turismo e organizou uma excursão de 10 dias para Pernambuco. A turma vai visitar diversos pontos turísticos ao longo de 1.900 km, a partir de Concórdia do Pará. A meta é passar a sexta-feira santa em Brejo da Madre de Deus, para acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo.
Com essa excursão, e as próximas, Eugênio espera se recuperar dos prejuízos financeiros sofridos com a pandemia.
“Esse é o momento da gente retomar mesmo com toda força com todo o gás. Vem aí a Semana Santa né? Graças a Deus eu tô com um ônibus lotado para viajar pelo nordeste e assistir o espetáculo da Paixão de Cristo lá em Nova Jerusalém, passando por João Pessoa, passando por Recife, Praia de Porto de Galinhas e chegando até Caruaru”.
O setor do turismo foi um dos primeiros a parar, no início da pandemia, e um dos últimos a retomar as atividades plenas. Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o turismo religioso deve aquecer o setor.
“Estamos com uma expectativa de que um milhão e trezentas mil pessoas aproveitem a celebrações nos quatro cantos do nosso país serão milhões de reais movimentados na economia destes Destinos e setores como indústria comércio e serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do Brasil”.
O espetáculo da Paixão de Cristo, em Pernambuco, espera atrair cerca de 60 mil pessoas. Outras localidades que aguardam visitantes são Planaltina, no Distrito Federal, onde são esperadas 100 mil pessoas, na sexta-feira Santa; e Juazeiro do Norte, no Ceará, que abriga a estátua do Padre Cícero, e por onde devem passar 150 mil fiéis, até a Páscoa.