O Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sobrevoou nesse domingo (9) as cidades que sofrem com as chuvas no interior do Maranhão, principalmente o município de Trizidela do Vale, a cerca de 280 km de São Luís. Lula também visitou um abrigo no município de Bacabal que está recebendo famílias desabrigadas.
Em seguida, o Presidente falou com a imprensa, no aeroporto regional da cidade, e explicou que a principal razão da visita é dar conforto às pessoas que estão passando necessidade, antes da viagem internacional que ele fará para China nos próximos dias.
Pelo menos 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das chuvas, de acordo com o corpo de bombeiros do Estado. A situação de 53 delas já foi formalmente reconhecida pelo governo federal.
Em todo o estado, nove rios, além de riachos e açudes, transbordaram. Segundo a prefeitura de Bacabal, o rio Mearim, que corta a região, pode subir até 6 metros acima do normal sem afetar a rotina de moradores, mas nesse final de semana, a água já ultrapassou 8,3 metros acima do nível normal.
Ao todo, mais de 35 mil famílias foram afetadas pelas inundações e pelo menos 7,7 mil estão desabrigadas e desalojadas. Seis mortes foram registradas por causa das chuvas que ocorrem há cerca de um mês.
Por causa das chuvas, a prefeitura de Trizidela antecipou as férias dos estudantes de julho para abril, já que cinco escolas estão alagadas e outras sete servem de abrigo.