O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá no fim da tarde desta 5ª feira (2.fev.2023) alguns dos principais ministros do governo que lidam com economia. Haverá conversas sobre a reforma tributária e o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
O encontro está marcado para às 17h. Devem comparecer:
É provável que seja discutido o valor do salário mínimo. A cifra está em R$ 1.302, mas há a expectativa de que um aumento seja anunciado em 1º de maio, Dia do Trabalhador.
O Ministério da Fazenda tenta manter o valor atual para conter os gastos públicos. Mesmo dentro da pasta, porém, há a impressão de que dificilmente a cifra não será aumentada para R$ 1.320. A pressão da ala política e dos sindicatos, representados no governo por Marinho, é grande.
Haddad levará consigo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Serão abordadas na reunião:
reforma tributária – há projetos tanto na Câmara quanto no Senado. Governo quer avançar com a pauta nos próximos meses;
mudanças no Carf – o Executivo recriou o “voto de qualidade” no órgão, que julga dívidas tributárias. A medida provisória deve ter dificuldades para ser aprovada no Congresso. Haddad deve levar a Lula proposta de empresários para que as empresas paguem dívidas depois da decisão do Carf sem judicializar, mas sem multas ou juros.
Poder 360