Lula fará “pente fino” para escolher novo procurador-geral

A cerca de um mês para o fim do mandato de Augusto Aras como Procurador-Geral da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vai fazer um “pente fino” para escolher com “critério” o novo nome a ser indicado.

A declaração foi dada nesta terça-feira (1º), durante a transmissão da live Conversa com o Presidente. A indicação do presidente para o comando da PGR pode ser uma escolha pessoal ou a partir de uma lista tríplice dos mais votados pelo Conselho Nacional dos Procuradores da República. Essa lista foi definida no fim de junho, mas Lula já vinha afirmando que não vai segui-la.

Lula ainda defendeu a escolha do novo nome para o comando do IBGE, o economista Marcio Pochmann. Segundo ele, a ministra do Planejamento, Simone Tebet está de acordo com a indicação, já que o instituto é vinculado à pasta dela.

Pochmann vai assumir a presidência do IBGE, este mês, após a divulgação do Censo indígena, em prevista para a próxima segunda-feira (7).

Outro assunto que o presidente comentou no programa foi o retorno do recesso parlamentar: Lula disse que quer continuar dialogando com deputados e senadores, para a aprovação de pautas importantes para o governo. Segundo ele, trata-se de um acordo político de governabilidade.

O presidente voltou a mencionar que o novo PAC, o programa de infraestrutura do governo federal, vai ser lançado no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro. Antes disso, Lula participa da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, nos dias 8 e 9, na próxima semana. Participam do evento os líderes dos oito países que têm a Floresta Amazônica no território, além de nações convidadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *