Lideranças empresariais da panificação no RN destacam importância do associativismo para o setor no Dia do Panificador

Líderes empresariais da panificação no Rio Grande do Norte apontam o associativismo como uma importante ferramenta para impulsionar a produtividade e o desenvolvimento do setor no estado. Neste sábado, 8 de julho, foi celebrado o Dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores e, por isso, na data também é comemorado o Dia do Panificador.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, o setor passa por um bom momento. “Apesar da pandemia, que ainda rende efeitos na economia, nosso setor se posicionou muito bem e estamos recuperando os faturamentos de antes”, aponta.

“O fato de nossa atividade ser considerada essencial, pois é do setor de alimentos, contribuiu para isso, mas as ações da Rede Pão do Rio Grande do Norte também impulsionaram bastante os negócios”, acrescenta Ivanaldo.

Fundada há dois anos, a Rede Pão RN tem a proposta de reunir empresas para compras coletivas de fornecedores cadastrados em uma central. Com maior volume de demanda pelos insumos, o poder de barganha de preços também cresce, proporcionando maior rentabilidade.

“A panificação oferece um produto sagrado, que tem espaço em todas as casas. Mas hoje em dia não oferecemos apenas o pão e buscamos estratégias para vencer esse tipo de desafio”, completa o presidente do SINDIPAN-RN.

De acordo com Cesário Melo, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAM), o Dia do Panificador é um momento de agradecer pelos resultados do setor e pelas parcerias firmadas. “Estamos muito gratos e contentes pela parceria constante com a Federação das Indústrias nesse último ano, que apesar de muitas batalhas, foi de resultados excelentes”, declara

“Temos a projeção de inauguração do laboratório fixo de panificação no SENAI Mossoró, além das ações da Rede Pão Oeste, que aos poucos vão tomando forma e trazendo bons frutos para a panificação de Mossoró e Região Oeste Potiguar”, comenta Cesário.

O presidente da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (AIPAN-RN), Eliezer Varela, também destaca a importância do associativismo para a panificação potiguar. “Neste ano, a Rede Pão fortaleceu bastante nosso setor. Incluímos diversos novos fornecedores que impulsionaram as atividades”, declara.

Atualmente, 19 indústrias estão associadas à Rede Pão RN. Isso gera uma força de compra que possibilita uma economia de até 25% em comparação com o que seria pago em compras individuais.

Entre os itens com maiores volumes de compra estão leite condensado, farinhas, margarinas, filé de peito de frango, leite, fermento, creme de leite e creme de confeiteiro. Os produtos são adicionados conforme a necessidade dos associados e atualmente são cerca de 155 itens catalogados para as compras conjuntas.

Festa do Panificador

Para comemorar o Dia do Panificador, o SINDIPAN-RN realiza, no dia 14 de julho, a Festa do Panificador, em parceria com a AIPAN-RN e a Rede Pão RN. O evento acontece a partir das 19h, no Versailles Recepções, com show do cantor Messias Paraguai.

A festa é tradicionalmente celebrada ano a ano pelos panificadores potiguares em alusão. Além da animação das músicas, o evento terá sorteios, buffet com comidas típicas, mesas de pães, de doces e open bar para os participantes.

Ivanaldo Maia, presidente do Sindipan-RN, expressa animação com o evento. “Será uma festa muito bonita e divertida. Graças a uma parceria com os fornecedores da Rede Pão do Rio Grande do Norte iremos realizar um evento muito mais volumoso tanto em público quanto em ações para os participantes”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *