Laboratório de Popularização das Ciências da UFRN promove oficina sobre divulgação científica

A divulgação científica ajuda a democratizar e popularizar a ciência, colaborando com a inclusão de cidadãos em debates sobre temas específicos. Com isso em mente, o Laboratório de Popularização das Ciências (LabPOP), vinculado ao Centro de Educação (CE) da UFRN, está com inscrições abertas para a oficina Luz Câmera e EducaAÇÃO, que será realizada na próxima quarta-feira, 17 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este formulário.

As atividades acontecem no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) a partir das 13h30. O objetivo do evento é mostrar uma perspectiva de como discutir a divulgação científica dentro da sala de aula. Podem participar estudantes da UFRN de pedagogia e das seguintes licenciaturas: química, física e ciências biológicas.

O LabPOP é um grupo interdisciplinar que investiga sobre a comunicação pública das ciências e suas interfaces com a Educação Científica e com outras expressões da cultura, como as Artes.  De acordo com Thiago Severo, professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (Dpec) do CE/UFRN e coordenador do LabPOP, na primeira parte da oficina serão realizadas discussões sobre estratégias de divulgação científica. “Construímos esse momento com um estudo de caso bem interessante sobre formatos de divulgação mais acessados nas redes sociais, dissecando seus elementos para entender aspectos chave”, comenta.

Na segunda parte da atividade, os participantes irão produzir seu próprio material de divulgação científica para a sala de aula. Eles irão desenvolver etapas centrais do processo como roteirização, produção e edição de vídeos curtos. Para o professor, aproximar a divulgação e a educação científica permite que o debate seja realizado de maneira mais aberta. “No meio de um oceano de desinformação, pensar maneiras de falar sobre ciências na escola é essencial para combater o negacionismo e fomentar diferentes maneiras de pensar, de forma crítica e livre”, pontua.

Esta é a segunda edição da oficina Luz Câmera e EducaAÇÃO. A primeira foi realizada no começo de 2024 com professores de biologia, química, física e pedagogos que atuam na educação básica. Os participantes irão receber um certificado com 4 horas de carga horária. Mais informações sobre o evento e outras ações promovidas pelo laboratório podem ser conferidas no perfil do Instagram @labpopufrn.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *