Jaime Calado faz balanço do cenário econômico estadual e Brasileiro

Quem esteve no Seridó nesta segunda-feira (11) foi o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado. Ele acompanhou ao lado da sua esposa, a senadora Zenaide Maia, a agenda da governadora Fátima Bezerra que esteve em Acari e São Fernando.

Pré-candidato a deputado federal, pelo Republicanos, Jaime concedeu entrevista a nossa reportagem e ao Blog Cardoso Silva onde falou dos desafios, além de fazer um balanço do cenário econômico estadual e brasileiro. No que se refere à política da Petrobras e a elevação dos preços dos combustíveis, o ex-secretário se posiciona de forma crítica, estabelecendo uma comparação entre os lucros e dividendos auferidos pelos acionistas da estatal e as dificuldades dos cidadãos comuns em lidar com os efeitos da atual gestão da estatal.

Destacou ainda que o governo federal não faz nada pelo setor produtivo e que o maior escândalo nacional é o nosso orçamento. “O Congresso Nacional se reúne para discutir a metade do orçamento, a outra metade é para os bancos, juros e serviço da dívida. Quando soma isso, dá mais de 40%. É um escândalo. Qual país do mundo que tem uma tragédia dessa? Botaram o tal do teto, que só existe aqui. Se eu fosse presidente da República, me sentiria desmoralizado. Como é que se elege um presidente, e proíbe ele de gastar, investir? Agora, para banco, não tem limite. O orçamento destina menos de 0,5% para a segurança pública e 4% para saúde, menos de 4% para a educação e mais de 40% para bancos”, pontuou.

Sobre a sua saída do PROS, ele explicou que foram dois anos trabalhando em uma possível nominata, que ele considerava como boa, mas houve um imprevisto – o afastamento do presidente nacional da sigla, Eurípedes Júnior, determinado pela Justiça no mês passado, acabou atrapalhando os planos do partido no Rio Grande do Norte, que acabou perdendo dois pré-candidatos e enfraqueceu a formação. Segundo ele, o Republicanos, agremiação a qual se filiou, segue uma linha ideológica semelhante, sobretudo no que concerne à aliança que estabeleceu com o PT, em nível local e nacional. ” Fui secretário de uma pasta importante no Governo da professora Fátima Bezerra, ela tem um trabalho sério e serviço prestado em diversos municípios do Estado. É natural que o partido siga o seu projeto de reeleição. Também apoiarei o projeto de Lula rumo a presidência da República”, disse.

Na nominata estão os pré-candidatos Diogo Silva,  Márcia Maia,  o vice-prefeito de Mossoró Fernandinho da Padaria, Victor Hugo ( filho de Abrão Lincon), além de outros nomes onde espera somar mais de 200 mil votos na sigla.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *