Inteligência artificial e formação docente pautam reunião com a Fapern

A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) recebeu, nesta quinta-feira, os professores Miguel Dias e Mychelle Nogueira para dialogar sobre a implementação de inovações no contexto da educação básica, com foco especial na formação de professores e gestores da rede pública.

Durante a reunião, foram discutidos caminhos para fortalecer a qualificação de profissionais da educação no uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, com o objetivo de ampliar o impacto positivo já gerado por iniciativas em andamento no estado. “Temos hoje múltiplas ferramentas que auxiliam nesse processo, seja na área da inteligência artificial ou em outras frentes. E como a educação é um dos motores da sociedade, investir na formação é essencial para acompanhar esse avanço”, destacou Miguel Dias, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (ICSA/Unilab).

Com o Rio Grande do Norte se destacando nacionalmente pela conectividade de suas escolas públicas, por meio do programa Geração Conectada, o momento é visto como oportuno para ampliar a preparação dos profissionais da educação. A capacitação técnica e pedagógica no uso de tecnologias tem sido apontada como um passo estratégico para consolidar as transformações em curso no ensino.

Para Miguel Dias, o estado reúne as condições ideais para esse salto qualitativo. “Nós temos um potencial humano muito grande na rede pública estadual. Aliando isso ao acesso crescente à tecnologia, podemos fomentar projetos inovadores que combinam ciência, educação e transformação social”, avaliou.

O diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, elogiou a proposta apresentada, parabenizando a iniciativa dos professores e demonstrando interesse na construção conjunta do projeto. “A proposta dialoga diretamente com os objetivos estratégicos da Fundação, especialmente no que diz respeito à promoção da educação científica, um dos eixos do PROPIN ligado à educação básica, e às diretrizes contempladas no Plano Plurianual (PPA) da Fapern”, enfatizou.

 

 

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