O Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN) realizou, na tarde da quarta-feira, 3 de abril, duas ações de extensão integrantes dos projetos Jogos Educativos como Ferramenta de Educação para Autocuidado da Pessoa Idosa e IEN Itinerante. As programações ocorreram simultaneamente no Centro de Convivência para Pessoas Idosas Marly Sarney (CCPI Marly Sarney), situado no bairro de Lagoa Nova, em Natal/RN, e no Centro Comunitário do Conjunto Potengi, localizado na Zona Norte da cidade. Participaram das atividades 35 idosos.
No CCPI Marly Sarney, a equipe do IEN informou aos idosos a respeito da realização do 1º Congresso Brasileiro sobre Envelhecimento Ativo e Saudável (1º CONBEAS) e do 16º Seminário Internacional de Atividade Física para a Terceira Idade (16º SIAFTI) que acontecem entre 23 e 25 de maio, na UFRN, sob organização do IEN e do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN). O grupo foi convidado a participar e colaborar com sua experiência e vivência.
Também foi apresentado o projeto lúdico Jogos, que aborda diversos assuntos. Nessa ação em campo, participaram os grupos Coral Cantando a Vida, e Melhor idade, destinado às práticas de artesanato. Algumas ideias de atividades recreativas foram sugeridas pela organização e participantes, sobretudo aquelas que colaboram com a memorização dos temas a serem estudados. O grupo ainda jogou uma partida do jogo Minha Casa Segura que ajuda na socialização de informações sobre a importância da prevenção de quedas e do autocuidado.
Estavam presentes a vice-diretora do IEN, Donália Cândido, a assessora técnica e coordenadora do projeto, Kadma Maia, e as graduandas Ana Lívia Freitas (pedagogia) e Marianne Azevedo (saúde coletiva). A ação também contou com Jussiara Oliveira, coordenadora do CCPI Marly Sarney, e a instrutora dos grupos, Camila Nóbrega.
Já no Centro Comunitário do Potengi, o grupo de idosos Julieta Barros foi contemplado com a ação Se Mexe!, do IEN Itinerante, coordenada pelo professor do Departamento de Educação Física (Dedfis/UFRN) Patrick Coquerel, e conduzida pelo graduando Lander Almeida. As atividades se iniciaram com uma roda de conversa sobre atividades físicas e como elas podem ser aplicadas no dia a dia de forma simples e fácil.