INSS começa a pagar nesta terça (1º/10) benefício para quem recebe acima do mínimo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira, 1º de outubro, os pagamentos do calendário de setembro para quem recebe acima do salário mínimo (R$ 1.412) e tem o cartão de benefício terminado em 1 e 6. Atualmente, o INSS paga 40 milhões de benefícios a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios.
Para saber a data do pagamento, basta verificar o número final do cartão, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado neste link.
É possível consultar o número do cartão do benefício no site e aplicativo Meu INSS, pelo serviço “extrato de pagamento” e também pela central 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
CALENDÁRIO:
1 e 6 …………………1/out
2 e 7 …………………2/out
3 e 8 …………………3/out
4 e 9 …………………4/out
5 e 0 …………………7/out
RIO GRANDE DO SUL — Para beneficiários do Rio Grande do Sul, os créditos serão feitos no primeiro dia do calendário enquanto perdurar o estado de calamidade pública no estado.
MEU INSS — Até 26 de setembro foram registrados 30.900.631 de acessos no aplicativo Meu INSS, 1.807.104 de carteiras de beneficiário geradas e 823.727 downloads do PDF. Na ferramenta, aposentados e pensionistas podem confirmar dados sem precisar imprimir comprovante, além de ter acesso ao “clube de vantagens” Meu INSS+, que oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
SOLICITAÇÃO DE BPC — A Portaria Conjunta MDS/INSS nº 28, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 26 de julho de 2024, trouxe a obrigatoriedade de registro biométrico para todos os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, na impossibilidade do registro do requerente, ele será obrigatório ao responsável legal (como no caso de crianças e idosos).
A biometria será solicitada a partir do registro nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral (TSE) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses documentos precisam ter a biometria cadastrada para que o INSS valide os novos pedidos do BPC. Caso contrário, o requerimento ficará pendente de exigência por 120 dias ou até que o registro seja finalizado. A exigência impede os agendamentos da avaliação social e da perícia médica.