A partir desta quarta-feira, 30 de junho, até o dia 14 de julho, os interessados em fazer o Enem 2021, Exame Nacional do Ensino Médio, poderão se inscrever por meio da Página do Participante, e também pedir atendimento especializado.
Para solicitar os recursos disponíveis, é necessário se enquadrar nos requisitos estabelecidos nos editais e comprovar as condições por meio de documentação.
Entre os perfis que podem ter atendimento especial estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.
O interessado deverá, no momento da inscrição, informar as condições que motivam o pedido e anexar o documento que comprova a condição especial, com nome completo e a descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doenças.
A documentação também precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com o número de registro no Conselho Regional de Medicina, do Ministério da Saúde ou de órgão avalizado.
Como novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, super ampliada ou com contraste.
Ainda será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais, tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade digital. Todos esses recursos também são disponibilizados na versão impressa.