Propostas de metas para a redução das desigualdades de acesso a cursos de graduação e discussão sobre cursos técnicos profissionalizantes permanecem como um grande desafio a ser enfrentado nos próximos anos para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Para discutir esses e outros assuntos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 14 de maio, o terceiro encontro da nova série Pesquisa Inep.
Nos painéis, pesquisadores discutiram com a plateia artigos em que estudam formas de ampliar o acesso ao ensino superior a partir da maior oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, integrando os diferentes ciclos da formação de estudantes. Essa integração tem sido objeto de projetos do atual Governo Federal.
O seminário, mediado pelo pesquisador do Inep Adolfo Samuel de Oliveira, dá continuidade ao debate a respeito da produção de evidências sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, a fim de contribuir tecnicamente com a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A gravação da live está disponível no canal do Instituto no YouTube.
Democratização na educação superior – O artigo “Expansão-interiorização-democratização: o desafio da redução das desigualdades territoriais e socioeconômicas de acesso à educação superior no Brasil (2003-2015)” identifica estratégias que possam contribuir para a redução das desigualdades de acesso à educação superior no próximo PNE.
De autoria de Alexandre Ramos de Azevedo e Hustana Maria Vargas, o estudo foi desenvolvido sob abordagem qualitativa e quantitativa, com análise dos dados produzidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). A pesquisa mostra que a redução das desigualdades territoriais e socioeconômicas de acesso à educação superior não foi homogênea, por exemplo, em nível de localização geográfica.
Dessa forma, com base na experiência e nos resultados, o estudo sugere análises quantitativas para outras dimensões de desigualdade; o uso de uma série histórica mais ampla da Pnad; e tendo por foco a evolução das desigualdades territoriais na distribuição da pós-graduação nas últimas duas décadas.
Direito à educação
Após a conclusão da educação básica, os estudantes que desejam seguir a educação profissional possuem diversas opções de trajetórias educacionais com o objetivo de adquirir habilidades específicas. A educação profissional pode ser acessada na educação básica em cursos técnicos subsequentes e, também, na educação superior em cursos superiores de tecnologia. O estudo “Depois do ensino médio: o direito à educação e ao trabalho no novo PNE” mostra as duas possibilidades, buscando perceber como as opções se configuram em alternativas de formação profissional aos que concluíram a educação básica.
Susiane Moreira, autora do estudo realizado em parceria com Ana Elizabeth Albuquerque, Gustavo Moraes e Robson dos Santos, ressaltou que o artigo busca entender o papel da educação profissional e tecnológica pós-ensino médio no contexto da educação brasileira e visa produzir evidências relativas a essa modalidade educacional para o próximo plano.
O artigo propõe, ainda, o fomento à ampliação da oferta de cursos técnicos subsequentes; a atualização dos currículos; o fortalecimento dos itinerários formativos e da verticalização da oferta; e a ampliação da oferta nas redes públicas de cursos subsequentes, tanto na modalidade presencial quanto à distância.
Pesquisa Inep
A série será composta por cinco webinários, realizados semanalmente, às terças-feiras, às 10h (horário de Brasília), e transmitidos no canal do Inep no YouTube. Os encontros fomentarão um debate acerca dos estudos que compõem os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e outros estudos que contribuam para a compreensão das questões e dos desafios educacionais do país, além de possibilitarem subsidiar as políticas públicas para a efetivação do direito à educação, com qualidade e equidade.
Assista à live
Confira o volume 9 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Por Inep