O processo de inscrição vai até o dia primeiro de novembro. As vagas oferecem bolsas gratuitas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A abertura do processo seletivo para o curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Embarcados, parte do Projeto de Residência em TIC 37 – EmbarcaTech já iniciou. Ao todo, estão disponíveis 1.000 vagas para os campi Natal-Zona Leste e Currais Novos. As inscrições podem ser feitas até 1º de novembro de 2024, exclusivamente pelo portal do candidato no site do IFRN.
Os cursos são voltados para maiores de 18 anos que já concluíram o Ensino Médio, o curso exige ainda que os candidatos tenham formação em cursos técnicos ou de graduação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ou engenharias. O objetivo é capacitar profissionais para atender à crescente demanda no setor, destacando a importância dos sistemas embarcados no cenário tecnológico atual.
Sobre a residência tecnológica
O EmbarcaTech será coordenado pelo laboratório LAICA do IFRN, que atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que prevê bolsas de estudo para os participantes.
O curso será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), com aulas síncronas e assíncronas, começando em 18 de novembro de 2024. Ao final do curso, 100 alunos serão selecionados para uma residência tecnológica, em formato híbrido, com bolsas mensais de R$3.100,00 e parceria com empresas do setor.
Os interessados podem conferir o edital completo e mais informações no site do IFRN, o https://portal.ifrn.edu.br/