O Idema informou que ainda aguarda o esclarecimento de 19 pontos por parte da Prefeitura de Natal relativos a Licença Prévia, emitida em 2023, para a liberação da obra na orla de Ponta Negra.
Segundo o órgão, a Licença de Instalação e Operação, a LIO, pode ser emitida em 30 dias, mas apenas após a explicação dos 19 pontos pendentes. Alguns dos itens estão relacionados, por exemplo, aos projetos de drenagem em Ponta Negra, além do mapeamento de áreas de recifes e naufrágios e o impacto da engorda para os pescadores e ambulantes da praia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a Semurb, informou que ainda não recebeu o pedido de esclarecimento oficial do Idema. O prazo estabelecido pela secretaria para a liberação da obra, encerrou-se na última sexta-feira (05).
Agora, a Semurb vai discutir uma nova data com a empresa vencedora da licitação e que vai realizar os trabalhos. A draga que veio da Holanda para fazer a extração e transporte do banco de areia para a praia já está em Natal desde o dia 24 de junho.
A engorda de Ponta Negra deve ampliar em até 100 metros a faixa de areia da praia na maré baixa, e 50 metros na maré alta. A expectativa é que a obra seja realizada em 90 dias, ou seja, caso inicie este ano, pode ficar pronta antes da alta estação.