Na manhã desta quinta-feira (12), o Ecoposto da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra, em Nísia Floresta, recebeu a primeira etapa do plantio de compensação das emissões de carbono geradas pelo evento Go!RN 2024, realizado em setembro no Centro de Convenções de Natal/RN. A ação foi conduzida pela Pipa Ambiental e integra as estratégias de sustentabilidade promovidas pelo Sebrae/RN durante o evento.
O plantio utilizou espécies nativas da região, como ipês, pau-brasil, catanduva e ubaia, e visa contribuir para a recuperação do bioma local, além de mitigar os impactos ambientais identificados. No total, 50 mudas foram plantadas, marcando o início de uma nova área de reflorestamento dentro da Unidade de Conservação administrada pelo Idema, que abrange seis municípios do Rio Grande do Norte.
A ação contou com a participação de alunos da Escola Municipal Tenente Coronel Juvino Lopes da Silva, que adotaram as mudas e as identificaram para acompanhar seu crescimento. Essa experiência foi promovida dentro do Projeto Plantando o Futuro, que busca sensibilizar jovens e a comunidade sobre a importância da preservação ambiental.
O coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, Ilton Soares, destacou o impacto da iniciativa. “Hoje, as crianças participaram do início da construção de uma trilha e do plantio de uma floresta, que no futuro se transformará em um espaço com árvores maduras, desempenhando suas funções ecossistêmicas e embelezando a área. Essa ação reflete o compromisso do Idema em promover iniciativas que aliam preservação ambiental e educação. Nosso trabalho é garantir que áreas como a APA Bonfim-Guaraíra continuem sendo espaços de conservação estratégica e sensibilização e participação social”, disse.
A gerente da Unidade de Gestão Administrativa do Sebrae/RN, Rejane Monteiro, também comentou sobre o evento de hoje. “Levem para casa a mensagem de que cuidar do meio ambiente é essencial para o futuro. O mundo não pode depender apenas de concreto e asfalto, mas precisa de ações que promovam a vida, como este plantio. As práticas de sustentabilidade do Sebrae mostram que é possível construir um presente mais consciente e um futuro mais verde”, disse.
Felipe Teixeira, coordenador da Pipa Ambiental, destacou a importância do plantio como um passo significativo no compromisso com a neutralização de carbono.
“Essa ação reforça o papel essencial das parcerias entre instituições públicas e privadas na promoção de práticas sustentáveis e na valorização das Áreas de Proteção Ambiental do nosso estado. Além disso, iniciativas como essa contribuem para a sensibilização da sociedade sobre a importância de preservar os ecossistemas e enfrentar os desafios das mudanças climáticas de forma coletiva e responsável”, afirmou.
Representantes dos setores de Educação Ambiental (Spea) e do NUC também estiveram presentes.