O reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henio Ferreira de Miranda, participou, nesta sexta-feira, 1º de março, da abertura do I Simpósio de Integração Acadêmico-Científica entre Residentes da Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPgCASM). O evento, realizado no auditório da MEJC, inclui a I Mostra de Resultados dos Programas de Extensão e Iniciação Científica e Tecnológica.
O acolhimento aos novos residentes médicos e multiprofissionais também acontece no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), que promove o Seminário de Integração no decorrer do dia, e no Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), onde a programação se estende até 13 de março. Durante a solenidade na MEJC, Henio Ferreira parabenizou pela realização do evento, que integra e faz jus ao objetivo da pesquisa científica, voltada à aplicabilidade.
O momento também contou com a presença do vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRN), Breno Cabral; do pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo; e do superintendente da MEJC, Murillo Britto, o qual destacou a evolução da unidade no desenvolvimento da pesquisa e extensão. O gerente de Pesquisa e Ensino da MEJC, Kleber Morais, apresentou a equipe da gerência e abriu espaço para a apresentação dos novos mestrandos em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher e dos residentes nas áreas de Neonatologia; Ginecologia e Obstetrícia; e da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Neonatal.
A abertura do simpósio foi seguida pela Aula Magna História da Maternidade Escola Januário Cicco, ministrada pelo professor Iaperi Araújo. No Huol, houve a apresentação da Trajetória histórica do Hospital Universitário Onofre Lopes, realizada pelo professor José Ricardo Lagreca, enquanto o Huab abordou sobre A importância das Humanidades na formação em saúde, em conferência ministrada pela enfermeira da Escola de Saúde Pública do RN, Maria Jacqueline Gadelha.
Os hospitais universitários da UFRN são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada em 2011, para apoiar e impulsionar as atividades por meio de uma gestão de excelência.