Hamas impede saída de estrangeiros de Gaza prevista para este sábado

Nenhum cidadão estrangeiro, com dupla cidadania, ou paciente ferido entrou no  Egito pela Faixa de Gaza neste sábado (4), segundo fontes palestinas citadas pela BBC.

As mesmas fontes relatam que centenas de pessoas com passaportes estrangeiros se dirigiram à fronteira, mas hoje o posto de fronteira de Rafah não foi aberto.

Autoridades de fronteira no lado palestino acrescentaram que o movimento de pessoas com passaportes estrangeiros não será permitido até que haja um acordo sobre a segurança da transferência dos pacientes feridos.

Segundo uma autoridade americana relatou à CNN, o Hamas impedirá que cidadãos estrangeiros deixem Gaza até que Israel garanta que as ambulâncias da Faixa de Gaza possam chegar ao posto de Rafah na direção do Egito.

A decisão dos militantes ocorreu depois que Israel admitiu ter atingido uma ambulância fora do Hospital Al-Shifa na Cidade de Gaza, enfatizando que o Hamas transporta militantes e armas em veículos de socorro.

De acordo com uma fonte oficial do lado egípcio, mais de 700 cidadãos estrangeiros deveriam deixar Gaza através de Rafah hoje.

Italianos

Minerva, uma menina italiana de seis anos que celebrou seu aniversário ontem (3), junto com sua mãe palestina, Bayan Alnayyar, e o trabalhador humanitário Jacopo Intini, com sua esposa palestina Amal, chegaram na noite desta sexta-feira na Itália.

No aeroporto Fiumicino, em Roma, o pai recebeu a menina e a esposa com emoção. Minerva estava cansada, mas sorridente, segurando um boneco da Minnie e um balão com a mensagem “Feliz Aniversário”.

O grupo, que conseguiu deixar Gaza atravessando o posto de fronteira de Rafah, desembarcou por volta das 21h (horário local) em um voo da Ita Airways vindo do Cairo.

As famílias de Minerva e Intini se despediram com abraços, já que o casal seguirá para a região de Abruzzo.

“Chegamos, mas não posso dizer que estamos muito felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *