Grupo Técnico de Intervenção recebe formação com aulas práticas

O Grupo Técnico de Intervenção (GTI) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), que tem como função atuar em situações de crise nas unidades, está passando por  Curso de Formação, de 26 de fevereiro a 15 de março. A etapa prática se prolonga por duas semanas, com foco em: Técnicas de Imobilização, Assistência Pré-hospitalar, Técnicas de Intervenção em Alojamento e Técnicas de Algemação.

Um dos professores foi Rogério Passos Pinheiro, que é faixa preta 5°grau de jiu-jitsu desde 2003. Como atleta, venceu campeonatos locais e internacionais. Nas aulas que ocorreram de 6 a 8 de março, o professor compartilhou com os agentes socioeducativos diversas técnicas de imobilização, defesa pessoal, defesa de chaves, técnicas de projeção, como imobilizar sem machucar, alertou para o cuidado no uso de certas técnicas, evitando excessos na abordagem com os adolescentes, preparando os servidores para eventuais situações de conflito. Nesta semana, nos dias (12 e 14), haverá simulação de rebelião, e treinamento com o uso de escudos.

“A turma me recebeu muito bem, foi maravilhoso, pessoal muito receptivo, todo mundo muito interessado. Eu fiquei muito feliz com a turma, e eles estão evoluindo bem, acho que será muito proveitoso para eles”, contou Rogério sobre a experiência.

O curso teve ainda conteúdo teórico: Política da Criança e do Adolescente; Concepção de Criança e Adolescente; Regimento Interno; Direitos Humanos; ECA; Sinase e Socioeducação do RN; Histórico, Contexto e Evolução da Fundase. O presidente da Fundase, Herculano Campos, participou como professor de uma das matérias.

O GTI é formado por 36 agentes socioeducativos, sendo 29 homens e 7 mulheres, selecionados dentre as unidades da região metropolitana de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *