Governo promove arte, cultura e direitos humanos na Feirinha de Sant’Ana em Currais Novos

A comunidade católica de Currais Novos comemora a 216ª Festa da Senhora Sant’Ana, padroeira do município. As festividades começaram na segunda-feira 15 e vão até sexta-feira 27, com a procissão de encerramento pelas principais ruas do centro da cidade, começando às 7 horas com missa na Matriz e às 10 horas com a concelebração de Sant’Ana e São Joaquim.

Em 2024, são comemorados 218 anos da chegada da imagem da santa na Fazenda Totoró, que deu origem ao município, e que este ano passa por sua terceira restauração. A paróquia foi criada em 1884 e está completando 140 anos.

A governadora Fátima Bezerra participou neste sábado 20 da tradicional festa religiosa visitando a 28ª Feirinha em homenagem à padroeira do município localizado a 190 quilômetros de Natal, na região do Seridó. “Esta é uma das maiores tradições do nosso povo. Um evento que reúne os diversos segmentos e é também uma mostra da nossa arte e cultura que tem o apoio do Governo do Estado em prol do crescimento econômico e do desenvolvimento social”, afirmou a governadora.

Com apoio do Governo do Estado, também é realizada a Feira de Mulheres do Seridó, numa parceria do Programa Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), dentro do projeto Mais Mercados, que incentiva e promove as atividades econômicas dos pequenos produtores.

A feirinha conta com exposição e comércio dos produtos das atividades econômicas e culturais. Além de comidas típicas e apresentações musicais, o evento mostra o artesanato em cerâmica, tecido, pedra e metal, bijuterias, peças de vestuário, bolos, doces e salgados.

Também na feirinha, a Secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) disponibiliza um ônibus equipado para atender as mulheres, prestando serviços de atendimento à cidadania, como emissão de carteiras de identidade e orientação na busca de seus direitos. A subcoordenadora de Planejamento e Gestão da Semjidh, Ana Cláudia, explicou que este trabalho é feito em parceria com a Defensoria Pública. O apoio do Governo ainda se dá nas ações para a segurança pública com efetivo extra das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *