Uma representação plural de movimento de assentados, lideranças indígenas, de pescadores, comunidade estudantil e representantes dos diferentes poderes públicos lotaram o auditório do IFRN Campus João Câmara, nesta sexta-feira (16), para discutir o Plano Plurianual Participativo 2024-2027, na terceira plenária promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Planejamento, com aporte da Secretaria de Gestão e Projetos Especiais do RN.
A questão da precariedade histórica das estradas foi o lamento maior de prefeitos do Mato Grande. O secretário adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado Ivanílson Maia representou a governadora Fátima Bezerra e frisou o lançamento de editais para tapa buracos do Executivo Estadual e a preparação de um edital, em dezembro deste ano, de R$ 1,6 bilhão para recuperação da malha viária de todo o Estado. Ivanílson Maia ressaltou ainda a importância das energias renováveis como melhoria das condições de trabalho para diferentes classes trabalhistas da região.
Entre as demandas da população foram citadas a necessidade de uma UERN e um IERN para a região, um comitê regional para discutir os impactos sociais e ambientais da energia eólica, mecanismos que assegurem direitos da criança, do adolescente e do idoso, novas tecnologias para convivência com o Semi-Árido, e também discussão para diminuir os impactos da construção do porto-indústria, previsto para a região.
Até 7 de julho dez cidades terão recebido a equipe do Governo. Após a estreia em São Paulo do Potengi e plenárias em Canguaretama e João Câmara, a comitiva do Governo levará a discussão do PPA a Caicó (20), Santa Cruz (21) e Lajes (22). E na semana seguinte, em Pau dos Ferros (26). Apodi (27) e Mossoró (28). Início às 9h e realização nos IF’s de cada cidade, com execeção para Pau dos Ferros, promovida na UERN, e em Mossoró, no Teatro Municipal. Em Natal terá início às 14h30, com a Planária Terras Potiguares, na UERN da Zona Norte, no próximo 7 de julho.
O coordenador do Gabinete Civil do Governo, Talles Dantas explicou como a sociedade pode participar. Basta baixar o aplicativo RN Participativo no Play Store ou Apple Store, ou acessar o site www.participativo.rn.gov.br, fazer um cadastro e votar em até 3 diretrizes já sugeridas pelo Governo ou ainda criar até três propostas novas. A proposta final do PPA Participativo será entregue até 31 de agosto para apreciação na Assembleia Legislativa, responsável pela aprovação e redação final do PPA. Nessa etapa do Parlamento estadual, os cidadãos e cidadãs também poderão participar dialogando com seus representantes estaduais.
Compuseram ainda o dispositivo durante a solenidade, o vice prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, representando os municípios da região ; Jucelino Dantas, da Fetarn; a presidente da Cut, Eliane Bandeira; subsecretário da Oesca do RN, Davi Soares; Gerson Justino, representando a direção nacional do MST; Gilmara Freitas, diretora acadêmica do IFRN joão Câmara; José Roberto Lopes, do MLST; a professora Romeica Priscila, diretora da 16ª Direct; representando pescadores da região, Conceição; José Carlos, liderança indígena do Amarelão; Ailma Firminio, presidente do Conselho Estadual de Ecnomiia Solidária; José Nogueira, presidente do Sindtextil; José Camilo, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores do Comércio; o estudante Walace Damsceno da Silva, representando o Grêmio Estudantil do IFRN João Câmara; Cícero Figueiredo, diretor técnico da Emater; e o prefeito Edinho, de Poço Branco; a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho; o prefeito de Pureza, Neto Moura.