O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (12) o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A nova política quer garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.
O Ministério da Educação, como idealizador da política nacional, vai oferecer apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades. O investimento será de mais de R$ 2 bilhões em quatro anos.
Os recursos vão possibilitar, por exemplo, a Formação de Professores Alfabetizadores, material didático complementar para a alfabetização, material pedagógico de apoio aos docentes da educação infantil e espaços de incentivo a práticas da leitura.
A política tem como foco a alfabetização na idade de seis e sete anos de idade. No entanto, o Ministério da Educação considera que é preciso atuar antes e depois desse processo.
Haverá investimento na educação infantil, quando as crianças têm de zero a cinco anos, para fomentar a oralidade, a leitura e a escrita.
Para os estudantes matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa dos 8 e 10 anos de idade, é necessário consolidar a alfabetização e garantir a aprendizagem das crianças que não se alfabetizaram na fase anterior.
Dados da pesquisa Alfabetiza Brasil revelam que 56% dos alunos que concluíram o 2º ano do ensino fundamental foram considerados não alfabetizados pelo seu desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica em 2021.