Nessa quarta-feira, 13 de março, o Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN), e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), oficializaram a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que objetiva promover e fortalecer a interação entre os entes nos âmbitos acadêmico, cultural e científico, especialmente nas áreas prioritárias do desenvolvimento econômico e nas vocações regionais do estado. O evento ocorreu na sede da Federação.
A secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, destacou que esse acordo representa um passo fundamental para a elaboração de ações estruturantes que terão impacto positivo tanto no desenvolvimento econômico quanto social do Rio Grande do Norte. Ferreira ressaltou a importância da cooperação entre as entidades para impulsionar o progresso do estado. Já o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, enfatizou a relevância da aproximação entre o governo e a representação das indústrias, visando a criação de estratégias conjuntas para o avanço regional. Serquiz mencionou que o termo de cooperação facilitará o aperfeiçoamento de projetos de maneira mais precisa e eficaz.
O Acordo de Cooperação Técnica apresenta objetivos específicos que nortearão as ações conjuntas, incluindo a realização de diagnósticos de curto, médio e longo prazo, o mapeamento de oportunidades para políticas públicas que impulsionem a competitividade do Rio Grande do Norte e a sugestão de uma agenda de casos de sucesso e oportunidades para o estado.
Além dos representantes da FIERN e da SEPLAN, estiveram presentes na reunião de assinatura do acordo Juan Saavedra, Superintendente do IEL; Pedro Albuquerque, Gerente do Mais RN; Juliano Martins, do SESI; Rodrigo Mello, Diretor Regional do SENAI; e Ana Adalgisa Dias, Coordenadora Executiva de Relações Institucionais e Mercado, pela FIERN; João Victor Queiroz, Coordenador de Estudos Econômicos e Sociais, representando a SEPLAN.