Governadora Fátima e a cônsul-geral chinesa promovem ato em comemoração aos 50 anos de relação diplomática entre China e Brasil

Celebrando os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, a governadora Fátima Bezerra se reuniu nesta segunda-feira (03), em Natal, com a cônsul-geral chinesa, Lan Heping. A agenda foi marcada pela inauguração de um totem em homenagem à amizade entre os dois países. A peça artística foi instalada no Centro Administrativo do Governo do Estado.

A governadora Fátima Bezerra, que também preside o Consórcio Nordeste, disse que a reunião teve o objetivo de fortalecer a parceria do país asiático com o Rio Grande do Norte. Ela ressaltou as relações comerciais e diplomáticas com a China, principalmente nas áreas de energias renováveis, agricultura familiar e mineração.

“Esperamos fortalecer as parcerias com empresas chinesas. Nós comemoramos este ciclo de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, para o Nordeste e para o Brasil, desenvolvendo a indústria, gerando empregos e trazendo bem-estar e dignidade para o nosso povo. Reafirmamos nosso apreço pelo povo chinês e esperamos que possamos prosperar cada vez mais nessas relações de amizade e cooperação com a China”, disse a governadora.

O totem inaugurado nesta segunda-feira foi custeado pela empresa chinesa CPFL/State Grid. A companhia é pioneira nos investimentos em energias renováveis no Rio Grande do Norte. Durante a solenidade, a governadora lamentou o recente falecimento de um dos diretores da empresa, Tang Jianchen, um dos grandes entusiastas do projeto. Tang morreu após se afogar no último dia 30 de maio, no município de Barreirinhas, no Maranhão.

Segundo a cônsul-geral da China, Lan Heping, cujo escritório fica em Recife (PE), as conversas desta segunda-feira reforçaram a parceria da China com o Governo do Rio Grande do Norte. O Consulado-Geral em Recife tem jurisdição na região Nordeste.

“O estado do Rio Grande do Norte é um dos líderes na cooperação brasileira com a China. Vamos trabalhar para gerar cada vez mais relações estratégicas. Acredito que, nos próximos 50 anos, teremos uma parceria ainda maior com o Rio Grande do Norte”, comentou a diplomata.

Antes de descerrarem a faixa de inauguração do totem, a governadora Fátima e a cônsul chinesa trocaram presentes como gesto de diplomacia entre os dois países. A chefe do Executivo estadual recebeu uma aquarela retratando uma “peônia”, flor-símbolo da China — que representa a prosperidade. A diplomata chinesa recebeu um relógio talhado em granito branco, mineral extraído no Rio Grande do Norte.

Além da troca de presentes, a representação diplomática chinesa convidou integrantes do governo estadual para a participação em eventos que acontecerão no segundo semestre. Ainda à noite, a cônsul-geral e a governadora assistirão ao concerto da Orquestra Filarmônica da UFRN, que apresentará peças chinesas e brasileiras em seu repertório.

A inauguração do totem contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e do seu adjunto, Hugo Fonseca. Também estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o procurador Geral do Estado, Antenor Roberto; o secretário adjunto de Agricultura Familiar, Cícero Araújo da Silva; o subsecretário do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza Maia; a secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito; o presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias Barros; e a secretária adjunta do Turismo, Danielly Rêgo. A solenidade também foi prestigiada por representantes do vice-cônsul chinês, He Yongwei, de uma equipe da empresa de comunicação oficial da China, a CCTV, além de integrantes da companhia State Grid.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *