O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou, nesta segunda-feira (15/07), durante a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília, as suas iniciativas para ampliar a acessibilidade digital.
Uma das iniciativas do MGI para a acessibilidade digital é a Suíte VLibras . Essa solução digital, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), permite às pessoas surdas o acesso a conteúdos multimídia em sua língua natural de comunicação. Assim, a ferramenta traduz do português (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que torna plataformas e dispositivos acessíveis.
Ao todo, mais de 100 mil traduções são realizadas pelo aplicativo todos os dias. Além disso, cerca de 120 mil sites utilizam o VLibras , que possui 90 mil frases treinadas por Inteligência Artificial e 21 mil sinais cadastrados em sua biblioteca. O ministério informa que o Suite VLibras é gratuito e se destina a facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos, não substituindo tradutores humanos em encontros ao vivo.
No seminário da 5ª Conferência, o Ministério foi representado pela secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti . Cerca de 1.200 pessoas acompanham a conferência, que se encerra nesta quarta-feira (17).
“Pessoas com deficiência têm necessidades específicas que muitas vezes outros grupos não possuem e precisamos trabalhar para atendê-las . O ministério tem como missão transformar o Estado e os serviços públicos para respeitar, valorizar e incluir as pessoas conforme as suas necessidades, conforme as suas características . É preciso que o Estado atenda a essas necessidades e se comunique adequadamente com todos os grupos da população ”, afirmou Roncaratti .
Durante sua apresentação, a secretária adjunta citou que um dos objetivos gerais da Estratégia Nacional de Governo Digital trata da inclusão de pessoas. A proposta é aprimorar a qualidade dos serviços públicos com abordagem inclusiva, acessível, proativa e em canais integrados de atendimento, com atenção à experiência dos usuários.
“As pessoas vivem nas cidades, que t ê m muitos serviços públicos importantes, como na área educacional e de saúde. A ideia desta Estratégia Nacional é que o G overno F ederal oriente e apoie estados e municípios também na prestação e melhoria da qualidade desses serviços ”, exemplifica Roncaratti .
Segundo Roncaratti , a Secretaria de Governo Digital (SGD) já vem atuando para melhorar a qualidade dos serviços públicos digitais federais. “É essencial que os serviços digitais tenham qualidade, que eles sejam acessíveis, simples e fáceis, justamente para ajudar a incluir e não excluir as pessoas”, explicou. A secretaria tem atuado , por exemplo, na simplificação da linguagem, na análise da experiência do usuário, em pesquisas com usuários reais e, por fim, no redesenho do serviço.
Por MGI