O Geoparque Seridó Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realiza evento para discutir o turismo ligado às características regionais. Intitulada 4º Encontro Geoparque Seridó (EGS), a ação é aberta a todo público e acontece de 8 a 10 de novembro, a partir das 8h, no auditório da Felcs. Aos interessados, as inscrições estão abertas e custam a partir de R$ 20.
Em sua quarta edição, o evento apresenta o tema Turismo e Desenvolvimento Regional: território, governança e economia criativa nos geoparques. A programação conta com apresentação cultural, painéis temáticos, palestras, apresentações de trabalhos científicos e lançamento de livros. No último dia de atividade, nos turnos da manhã e da tarde, os participantes também poderão realizar uma visita técnica aos geossítios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas, situados no Seridó do Rio Grande do Norte.
O evento congrega pesquisas, ações e estudos de diversas áreas realizados no território do Geoparque Seridó, bem como trabalhos em outras áreas do Brasil ligados à temática de geoparques. O encontro é responsável por unir diferentes profissionais que trabalham na promoção do desenvolvimento territorial sustentável com base na conservação, na educação e no turismo.
Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó, esclarece que a ação tem o objetivo de popularizar o conhecimento na comunidade do território ligado ao Geoparque, além de promover o trabalho em rede junto a diferentes geoparques no Brasil e no mundo. “O evento se torna importante principalmente por permitir integrar conhecimento vindo de diferentes áreas temáticas ligadas a diferentes profissionais, mas sempre associado aos saberes da população local”, complementa.
Durante o encontro, os interessados podem participar de grupos de trabalho (GT), nos quais as temáticas serão aprofundadas durante as discussões científicas conforme a programação. O GT1 – Turismo e Desenvolvimento Regional aborda a formatação de produtos e roteiros turísticos a partir dos aspectos locais e regionais. O segundo, GT2 – Território e Geodiversidade, inclui trabalhos acerca da relação das comunidades locais com o espaço, a paisagem e a geomorfologia. O GT3 – Governança e Geoparques discute projetos, gestões e ações de visibilidade em geoparques. Já o GT4 – Economia Criativa debate o empreendedorismo criativo associado ao turismo.
O Encontro Geoparque Seridó (EGS) surgiu há cinco anos e é realizado pela Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) e do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGs). Em decorrência da pandemia da covid-19, o evento foi realizado virtualmente em 2021.
Em caso de dúvidas e para visualizar as taxas de inscrição e a programação completa do evento, os interessados podem acessar a página principal do encontro.