Geoparque Seridó é destaque em Encontro Legislativo de Currais Novos

Neste mês de abril, o Seridó Geoparque Mundial da Unesco celebra um ano de reconhecimento como território de relevância internacional por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Diante desse cenário, aconteceu o 1º Encontro Legislativo Geoparque Seridó, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Seridó.

A atividade teve como principal objetivo promover um encontro entre vereadores das cidades que compõem o Geoparque Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Foram debatidos assuntos ligados à necessidade de elaboração de políticas públicas referentes ao Geoparque para incentivar o turismo e desenvolvimento regional, além da proteção e a promoção dos 21 geossítios.

Durante a ação, o coordenador científico e a diretora executiva do Consórcio Público, professor Marcos Nascimento e Janaína Medeiros, respectivamente, falaram sobre a história do Geoparque Seridó, desde o período da elaboração do projeto à chancela da Unesco, que aconteceu em 13 de abril de 2022. Logo em seguida, o professor da Felcs e turismólogo Marcelo Taveira foi responsável por apresentar a palestra Territorialidade e políticas públicas: uma abordagem prática.

Para Janaína Medeiros, o evento é um meio de fortalecer a região. “Além de mostrar a importância do Geoparque para toda a comunidade, a ação faz com que todos abracem essa causa intermunicipal para que possamos crescer juntos, buscando recursos e emendas parlamentares a fim de realizar várias ações no nosso território com esses investimentos”, afirma.

O professor Marcos Nascimento explica que o Geoparque Seridó tem uma forma de gestão territorial particular, que passa pela necessidade de conhecer a sua base geológica associada às características da biodiversidade e da cultura local. “A região do Seridó conseguiu integrar tudo isso e hoje é um Geoparque Mundial da Unesco, então isso favorece para que possamos trabalhar em três pilares principais: conservação, educação e turismo”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *