A entidade responsável pela privação de liberdade de adolescentes no Rio Grande do Norte, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), iniciou um trabalho que busca induzir boas práticas entre os servidores, promovendo a transparência, a ética e o cumprimento das normas legais.
Em atendimento ao decreto estadual nº 33.095/2023, a Fundação criou o Comitê Interno do Programa de Integridade e Compliance e Realização de Diagnóstico de Integridade, que tem o objetivo de promover uma cultura organizacional pautada nos valores e princípios fundamentais da integridade e do compliance público.
O comitê, formado pelas servidoras Emilly Lindolfo (presidente), Priscila Carvalho (suplente) e Patrícia Suízila (secretária), participou da primeira reunião, no final de fevereiro, com a Unidade de Integridade da Controladoria-Geral do Estado. O setor orientou o funcionamento dos comitês e a implementação do Programa em todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte. Também abordou a necessidade da realização de reuniões bimestrais.
O próximo passo no plano de ação do grupo da Fundase é fazer reuniões com os diferentes setores e unidades, apresentando sua função e destacando a importância da participação de todos os servidores na execução da iniciativa.
A implementação efetiva do Programa de Integridade e Compliance envolve a criação de políticas internas, capacitação de servidores, monitoramento contínuo e a promoção de uma cultura organizacional que valorize a integridade em todos os níveis hierárquicos.